PRESENTE DIÁRIO

"ESPERA"

03 de setembro de 2018
Leitura Bíblica: 1 Samuel 26.1-25
Então Davi teve certeza de que o SENHOR o confirmara como rei de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de seu povo Israel (2Sm 5.12).
Existem três respostas de Deus para nossos pedidos: sim, não ou espere. É fácil lidar com o sim, porque geralmente é o que queremos; um pouco mais difícil é lidar com o não, pois costuma representar aquilo que não desejamos. Mas complicado mesmo é lidar com o espere. É angustiante não saber o que vai ser, e ter de somente esperar. Aguardar implica confiar em Deus, seguir orando, jejuando, lendo a Bíblia e manter-se alerta aos sinais. Nestes momentos podemos estragar tudo se colocarmos “os pés pelas mãos”, fazendo o que nós queremos, e não o que Deus deseja.
Quando estudamos a vida de Davi (1 e 2Sm contam toda esta linda história!) antes de assumir o trono, vemos que ele passou por algo semelhante. Deus já havia lhe prometido um futuro como rei de Israel e mostrara ter rejeitado a Saul. Davi teve várias oportunidades de “apressar as coisas” e tentar assumir logo o trono. Mas preferiu aguardar. Quando teve a chance de matar Saul, disse que não tocaria no ungido (escolhido) do Senhor. Davi deixou Deus agir, pois sabia que algo grandioso aconteceria. Não sabia exatamente o que seria, mas demonstrou confiança. Não é à toa que foi chamado de “homem segundo o coração de Deus” (At 13.22). Ele não apressou a vontade do Senhor. Ficou atento aos sinais, derrubando os gigantes que apareciam (literalmente!) e deixando que tudo tomasse a forma que Deus queria.
Todos passamos por momentos de espera: o resultado do vestibular, a pessoa e o momento certo para noivar, casar, ter filhos. Esperamos por solução para nossos problemas, pela orientação de Deus para nossa vida e principalmente pela volta do Senhor Jesus. Nestes momentos precisamos exercer a confiança em Deus: não aquela que desgasta, pois isso é preocupação, mas a que não desanima e aguarda até que Deus mostre o próximo passo. – GHS

Como em um quebra-cabeças, todas as peças de Deus encaixam-se perfeitamente – basta ter paciência.

Comentários