PRESENTE DIÁRIO

"CONTRADIÇÃO"

01 de setembro de 2018
Leitura Bíblica: Êxodo 14.1-14
Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito” (Êx 13.17).
O “talvez” do versículo em destaque logo se confirmou: com a aproximação do exército egípcio, os israelitas chegaram a dizer para Deus que preferiam a escravidão. Eles, que antes “marchavam triunfantemente”, ficaram aterrorizados. Talvez tenham pensado que tudo aquilo era uma contradição. Por que então Deus os libertou, realizou todos aqueles milagres espantosos – para tudo voltar a ser como antes? Ou pior, para que fossem massacrados no deserto?
Muitas vezes, também podemos pensar que Deus está se contradizendo. Quando ele nos manda fazer algo, mas tudo sai diferente do que imaginamos ou então nada acontece… Ficamos frustrados, sem compreender por que Deus está agindo assim… Se os egípcios já tinham deixado o povo sair (Êx 12.31-33), por que voltaram atrás e decidiram recuperar sua mão de obra gratuita? No caso dos israelitas, Deus ainda faria algo jamais visto e que o glorificaria: abrir o mar para que o povo atravessasse em terra seca e depois fechá-lo, afogando os inimigos.
Isso me fez pensar nas situações de aparente contradição que vivemos em nosso dia a dia. Será que Deus não deseja realizar algo ainda maior do que aquilo que imaginamos? Seus propósitos são infinitamente superiores aos nossos, e o que ele faz resulta em sua própria glória. Então, da mesma forma que Moisés recomendou aos israelitas, devemos ficar firmes, abandonar o medo e esperar que Deus aja de seu modo e em seu tempo. Ele não se contradiz, nós é que nem sempre compreendemos seu modo de agir. Precisamos nos acalmar e esperar: quando ele agir, será para que seu nome seja glorificado, e não para atender nossos caprichos. Podemos ficar tranquilos e confiar nele: tudo o que ele faz é perfeito! – VWR

Nunca há contradição entre o que acontece para a glória de Deus e o que serve para o nosso bem.

Comentários