PRESENTE DIÁRIO

"MISERICÓRDIA"

30 de agosto de 2018
Leitura Bíblica: Marcos 2.1-12
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo (Gl 6.2).
Nem todos os seres humanos demonstram misericórdia. Ela se expressa em sentir a dor do outro, compadecer-se com o sofrimento alheio a ponto de, realmente, fazer algo para ajudar o próximo e mudar sua vida. Na leitura bíblica de hoje percebemos que os amigos do paralítico se preocuparam – e muito – com o seu sofrimento, demonstrando fé e boa vontade em ajudá-lo a superar suas limitações físicas e sociais.
Não deve ter sido fácil a descida da maca com o paralítico pelo telhado até chegar a Jesus. Afinal de contas, o número de pessoas era grande e elas disputavam cada centímetro para chegar perto do Mestre. Ainda assim, aqueles homens estiveram empenhados e não mediram esforços para ajudar o amigo, que tanto necessitava de um milagre. Demonstraram grande amor e misericórdia por ele. Tomando-os como exemplo para nossa vida, devemos pôr em prática aquilo que Jesus nos ensinou: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (João 13.34). Experimente o exercício diário de ajudar alguém, e aos poucos você sentirá cada vez mais vontade de fazer isso, estimulando assim a misericórdia e o amor ao próximo em si mesmo. Verdadeiramente amamos alguém quando nos colocamos em seu lugar e nos esforçamos para ajudá-lo a superar seus obstáculos.
Carregar os fardos pesados uns dos outros (veja o versículo em destaque) também é um ato de misericórdia e amor ao próximo. A mutualidade nos fortalece espiritualmente e nos coloca em posição de humildade e reverência a Deus.
No final das contas, ao ajudarmos alguém nos sentiremos mais felizes e com certeza receberemos muito mais do que podemos dar. A sensação de satisfação pessoal transcenderá cada vez mais em nossa vida e o ajudar se tornará parte constante e vital em cada um de nós. – LG

Não é difícil contemplar o sofrimento do outro, mas o cristão deve ir além: como Jesus, demonstrar seu amor na prática!

Comentários