PRESENTE DIÁRIO

"A.C./D.C."

03 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Êxodo 2.11-15a
Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra (Nm 12.3).
“Quem te viu e quem te vê…” – esta expressão pode passar pela cabeça de quem lê a história de Moisés. Se compararmos as duas passagens indicadas, uma referente a quando ele tinha quarenta anos e a outra a décadas depois, poderíamos até pensar que se trata de duas pessoas diferentes. Afinal, como conciliar a imagem do assassino de Êxodo com o homem manso e paciente de Números?
É muito difícil acreditar quando alguém diz que mudou. Mesmo quando as atitudes concordam com as palavras, muitas vezes pensamos: “É só esperar, daqui a pouco a máscara cai”. E quando a pessoa então volta a cometer os mesmos erros de antes, dizemos: “Fulano não muda, mesmo…” – e suspiramos, talvez aliviados por não sermos os únicos a não conseguirmos nos controlar!
Sou a mais velha de quatro irmãos e, quando éramos crianças, muitas vezes impus minha vontade na base da força física (uma lembrança vergonhosa). Hoje, no entanto, meus irmãos conseguem que eu faça praticamente qualquer serviço por eles (e sem chantagem!). O que aconteceu?
De fato é impossível qualquer pessoa mudar seu caráter – por conta própria. Ninguém decide se tornar bonzinho, manso, paciente e obtém resultados sem ajuda externa. Faz parte da nossa natureza. Mesmo quando queremos agir certo, muitas vezes falhamos, porque nosso egoísmo é especialista em nos justificar. O próprio Paulo reconhecia que não conseguia fazer o bem, mesmo desejando isso (veja Rm 7.18). Mas antes de ficar desencorajado diante de tanta dificuldade, lembre-se também de 2 Coríntios 5.17: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” Não estamos condenados a ser sempre tortos, falhos e incapazes de fazer o bem: com ajuda de Deus, podemos ser renovados e totalmente transformados. Para o bem dos meus irmãos, isso já aconteceu comigo. E com você? – DK

Na vida do cristão, a.C. e d.C. representam mudança completa e vida nova!

Comentários