PRESENTE DIÁRIO

"O FIM"

23 de setembro de 2018
Leitura Bíblica: 2 Samuel 23.1-7
A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia (Pv 4.18).
Tudo nesse mundo chega ao fim, inclusive o ser humano. Pensar nisso pode ser assustador mesmo para o cristão, que sabe que futuro eterno o aguarda. Afinal, é normal amar a vida. Mas olhar para o fim da vida de Davi e suas últimas palavras é acalentador. É simplesmente um privilégio ter acesso ao registro final deste grande líder, que o próprio Senhor descreveu como “homem segundo o meu coração” (At 13.22). Como é bom ver que é possível chegar ao fim da vida como uma pessoa cheia do Espírito de Deus, algo que Davi mesmo reconheceu ter sido realidade na sua vida.
A grandeza da fala deste homem, seja para líderes ou não, está em mostrar que vale a pena ser justo e temer a Deus. Essa conduta torna a pessoa semelhante à luz da manhã, quando o sol nasce depois da escuridão da noite, reavivando a esperança de encontrar o caminho certo. Em segundo lugar, a luz espalhada por quem assim age é como a essência que faz uma planta crescer, trazendo força ao que ainda é fraco. Mesmo que as circunstâncias sejam de escuridão e fraqueza, Davi demonstra que justiça e temor a Deus são capazes de reverter isso. Essa foi sua experiência como líder; por isso, ao final de sua jornada ele registra essas palavras, como um líder temente a Deus que deixa sua orientação para quem fica.
Cada cristão temente a Deus – líder ou liderado – pode ser alguém assim para seu próximo: um novo amanhecer depois da noite escura e luz que renova as forças depois de um momento de tempestade. Com tais pessoas, Deus se agrada em fazer alianças e as cumprirá até o fim. O contraste deste líder justo com o ser humano perverso é intenso, e o texto mostra que o homem sem Deus não é relva da manhã, mas apenas espinhos, dos quais nada restará, pois serão totalmente queimados. – MZK

No fim da nossa vida, o que realmente vai importar é se vivemos no temor do Senhor.

Comentários