PRESENTE DIÁRIO

"AFLIÇÕES"

18 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Jeremias 4.19-21
Quando estou aflito e preocupado, tu me consolas e me alegras (Sl 94.19, NTLH).
O profeta Jeremias recebeu de Deus a incumbência de anunciar ao povo de Judá o que aconteceria como consequência de sua infidelidade ao Senhor. Jeremias insistia para que seus conterrâneos se arrependessem e voltassem para Deus, mas mesmo assim eles continuaram endurecidos. Ao anunciar a destruição futura, sentiu uma angústia tão imensa devido à sua estreita ligação com o povo que seu coração chegou a bater mais forte!
Há momentos em nossa vida em que nos sentimos sufocados e com o coração tão apertado que parece que ele vai se despedaçar. Muitas vezes, isso ocorre conosco porque nos preocupamos com pessoas que nem consideram nossos sentimentos. Também somos pressionados no convívio social, no trabalho e na família, seja pelas dores da saudade, por traições ou decepções. Quando tudo está assim tão desagradável sentimos um grande vazio dentro de nós – e aí não adianta sair para pescar, ir à academia, assistir a um show ou qualquer outra atividade que traga benefícios à nossa saúde física e emocional, pois quando retornamos ao lar a realidade nos domina. Nada nos acalmará e animará se estivermos doentes: é preciso que primeiro sejamos tratados emocional e espiritualmente.
Para quem vive com Deus, um bom começo é ouvir e praticar a Palavra do Senhor. Ele socorre quem confia nele. Quando (a nosso ver) demora a responder às orações, certamente é para que seus filhos tirem lições da situação que estão vivenciando.
Se você se sente como Jeremias, angustiado e com o coração batendo forte devido a alguma circunstância, converse com Jesus. Certamente, a alegria preencherá o vazio que está em seu íntimo. Somente o Senhor pode trazer alívio diante de situações como dores, perseguições, pressões, angústias, enfermidades, luto, traições, decepções… Converse agora com Deus e diga a ele o que deixa você angustiado! – ETS

Em meio às aflições da vida, somente em Deus encontramos paz e consolo.

Comentários