PRESENTE DIÁRIO

"NA ANGUSTIA"

24 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: 2 Crônicas 13.1-18
Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará (Sl 50.15).
Nosso batalhão estava acampado, em treinamento militar. Meu comandante me dera a missão de entregar uma mensagem a outro comandante, em posto mais avançado. Lá fui eu, já na madrugada. Encontrei o posto, apresentei-me, disse a senha e cumpri a tarefa. Ao retornar, perdi-me na imensidão e escuridão do campo. Fui andando em direção incerta até chegar num local sinalizado com bandeirolas brancas. Suspeitando que demarcassem a área onde cairiam os tiros de canhão, que seriam disparados em breve, entrei em pânico. Há pouco tempo eu era cristão e, instintivamente, clamei a Deus por socorro. Apressadamente me afastei dali e logo adiante deparei-me com uma cerca de arame farpado, que segui. Ela levou-me a um lugar seguro: atrás dos canhões. Que alívio!
Quem já não enfrentou uma situação inesperada de perigo? Foi o que aconteceu com o rei Abias e seu exército na guerra contra o rei Jeroboão, de Israel. O exército de Judá percebeu que caíra numa emboscada. Estava cercado pelo inimigo, que tinha o dobro de soldados. A derrota era certa. Qual foi a reação imediata de Judá? Na hora da angústia, “clamou ao Senhor” (v.14). O texto não diz se foi com um milagre, mas Deus interveio, dando a vitória: “Ao som do grito de guerra, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá” (v.15b).
O autor de Crônicas faz questão de dizer que “os homens de Judá tiveram força para vencer, pois confiaram no Senhor” (v.18b). Ao relatar este episódio aos judeus que voltaram do exílio na Babilônia, quis encorajá-los a continuar confiando no Deus vivo, assim como seus antepassados tinham feito, e a perseverar na reconstrução da nação. Hoje também podemos confiar no Senhor e clamar a ele para vencer as nossas lutas.
E você, em quem tem posto sua confiança na jornada da sua vida, com suas situações de perigo? – SVM

Na angústia – ou em qualquer outra situação – podemos clamar a Deus pedindo sua ajuda.

Comentários