PRESENTE DIÁRIO

"DEPRESSÃO"

30 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Gênesis 41.29-43
O faraó [disse a José]: Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito (Gn 41.41).
José tinha 17 anos quando sonhou que seus familiares se curvariam diante dele – ou seja, que governaria um povo. Porém, isso só foi acontecer quando ele chegou aos 30 anos. Antes disso, ele foi muito odiado por seus irmãos, chegando ao ponto de ser jogado e abandonado em um poço. Mais tarde, foi retirado de lá e vendido como escravo. Além do ódio que recebera dos irmãos, foi afastado de seu pai, que tanto o amava, e assim viveu por muitos anos.
Mas Deus estava com ele em todo o tempo de sofrimento, tanto é que o sonho virou realidade. José tornou-se governador do Egito e ajudou muitas pessoas, inclusive seus irmãos – aqueles mesmos que desejaram matá-lo e então o venderam. Já estava no poder quando teve dois filhos, Manassés e Efraim. O primeiro nome refere-se ao esquecimento do sofrimento vivido e da família distante; já o segundo faz referência à prosperidade na terra onde tinha sofrido tanto.
Mas o que toda essa história tem a ver com a gente? Passar por dificuldades, ter problemas, sentir medo, guardar mágoas, ser humilhado – isso pode acontecer a qualquer um de nós. Com o tempo, todas estas situações se tornam pesos em nossas costas. O que está em nosso passado não pode mais ser mudado; ficar pensando nisso não melhora nada. O que fazer então? A resposta está na história de José: esquecer e progredir. Sentimentos e lembranças ruins em seu íntimo podem impedir que você volte a sorrir, mas existe um jeito de deixar esse fardo pesado de lado e ser feliz como você nunca foi. O jeito é caminhar com Jesus: entregar sua vida a ele, seguir seus ensinos, ler a Bíblia e procurar fazer tudo aquilo que ele faria. Ele é o único que tem poder para ajudar você a esquecer seu passado ruim e dizer não àquela vontade de ficar na cama o dia todo. Levante-se! Escolha viver e ande pelo caminho de João 14.6 – Jesus! – EMC

Depressão é excesso de passado, ansiedade é excesso de futuro, felicidade é a medida certa do agora.

Comentários