PRESENTE DIÁRIO

"LÁGRIMAS" 

22 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Romanos 12.15
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal (Rm 12.10).
O livro O guia dos curiosos conta que a expressão “lágrimas de crocodilo”, usada para se referir a choro fingido, surgiu porque este animal, ao ingerir um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais e parecendo “chorar” enquanto devora sua vítima. Assim, as lágrimas de crocodilo passaram a designar aqueles que aparentemente demonstram preocupação com o problema dos outros, mas na realidade não se importam.
Pior: muitas vezes, além de não se importar com a dor de seu próximo, tais pessoas sentem prazer em vê-lo sofrer. Uma total inversão do que ensina a leitura bíblica de hoje. De forma mais ou menos disfarçada, ficam tristes com o sucesso do outro e alegres com a derrota dele. Mas viver assim só trará doença para a alma, e logo este prazer mórbido gerará um grande vazio e tristeza em quem o alimenta.
A orientação da Bíblia é pela empatia: a recomendação do versículo em destaque inclui entristecer-se com o abatido por amor a ele, por desejo de ver a sua dor cessar. O próprio Deus dá o exemplo, ao prestar intensa atenção às lágrimas de seus filhos, e por isso Davi ora ao Senhor: “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Sl 56.8).
Estar ao lado e compartilhar as necessidades de um amigo ou de qualquer pessoa é um privilégio. Exercer misericórdia é tarefa cristã. A promessa para quem é misericordioso é de que irá alcançar misericórdia (Mt 5.7). Assim, a semente de uma lágrima sincera produzirá como fruto feixes de alegria. Mesmo que o choro dure por um longo período, a alegria virá com certeza (cf. Sl 30.5b).
Em obediência a Jesus, e seguindo o seu exemplo, quando chorar por alguém certifique-se de que as suas lágrimas expressem uma real dor no coração. – HSG

Chorar pelo próximo é demonstração de verdadeira amizade e amor.

Comentários