PRESENTE DIÁRIO

"OBEDIÊNCIA"

11 de novembro de 2018
Leitura Bíblica: Gênesis 22.1-2;9-18
Por meio [de sua descendência] todos os povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu (Gn 22.18).Vivemos numa época em que o individualismo tomou conta da forma de agir dos seres humanos. Até mesmo muitos cristãos agem pensando no que ganharão de Deus e das pessoas pelo seu bom comportamento.
Abraão foi provado por Deus num dos pontos mais delicados de sua vida. Foi-lhe pedido que oferecesse seu próprio filho em sacrifício a Deus. Vamos tentar imaginar a sua situação.
Aos 75 anos, Deus falou com ele e lhe deu a promessa de que teria uma grande descendência (Gn 12.2). O tempo passou e ele ainda não tinha nenhum filho. Como poderia ser pai de uma grande nação? Quando estava com 86 anos, nasceu Ismael, fruto de seu relacionamento com Hagar, serva de sua esposa. Mas ainda não era por meio dele que Deus cumpriria sua promessa. Então, aos 100 anos, viu Isaque nascer. Você consegue imaginar o que esse filho significava para Abraão? O que ele não daria pela vida daquele menino? Mas aí o próprio Deus da promessa ordena que ele abra mão de seu amado filho. O que nós faríamos no lugar de Abraão? Isaque parece ser o único meio pelo qual a promessa de Deus poderia se cumprir, e Deus pede justamente ele em sacrifício. Como assim?
Talvez Abraão tenha pensado algo como: “Deus não pode fazer isso, não faz sentido…”. Mas ele obedece irrestrita e incondicionalmente. Por isso, teve a restituição de seu filho e a promessa de uma grande nação, que também se cumpriu. O resultado da obediência não atingiu apenas a ele, mas também a Isaque, seus descendentes e, por consequência, todos os povos da terra – especialmente pelo fato de que de Israel nasceu o Filho de Deus, Jesus Cristo. Você tem consciência de que, pela sua obediência a Deus, as pessoas ao seu redor podem colher os bons resultados disso? E, por outro lado, elas podem sofrer duras consequências se você não for obediente? – CK

Ser ou não obediente a Deus trará consequências boas ou más para nós e também para os outros!

Comentários