PRESENTE DIÁRIO

"INCULPÁVEL"

04 de novembro de 2018
Leitura Bíblica: Deuteronômio 18.13
…[tornem-se] puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo (Fp 2.15).Você sabe por que você existe? A menos que você tenha passado por uma crise existencial, talvez nunca tenha pensado a respeito. Porém, a Bíblia nos dá a resposta: devemos viver para o louvor da glória de Deus (Ef 1.5-6). Unicamente pelo fato de ser o que é, Deus já merece glória: ele é grande, poderoso, soberano, justo… E quando pensamos em tudo o que ele faz por nós, mesmo sem merecermos, encontramos ainda mais razões para glorificá-lo. Só nos resta entregar toda nossa vida, com tudo o que somos e fazemos – comer, dormir, trabalhar, passear – como oferta a ele (Rm 12.1; 1Co 10.31).
Todavia, algumas pessoas não possuem o costume de refletir sobre como vivem. Aos poucos vão incorporando hábitos de nossa cultura que desagradam a Deus e, assim, vão vivendo de modo inverso ao que ele merece. Se são confrontados sobre seus comportamentos, dizem que “não tem nada a ver”, como se fosse algo irrelevante. Tais pessoas são indesculpáveis, “porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se” (Rm 1.21).
Em Rm 12.2, o apóstolo Paulo recomenda que o filho de Deus não se ajuste demais à sua cultura, a ponto de não conseguir questioná-la. Em vez disso, é preciso concentrar a atenção em Deus, pois aquilo que ele deseja de nós e para nós é bom, agradável e perfeito. Não podemos nos amoldar ao que há à nossa volta aceitando tudo o que é oferecido sem questionar se aquilo glorifica a Deus. Não falta mais muito para acabar o ano. Convido você a olhar para trás, desde o primeiro dia até agora. Suas ações têm exaltado a Deus ou você é culpado de buscar sua própria fama? Seja qual for sua resposta, saiba que sempre é tempo de viver para a glória do Senhor. – BB

Quando Deus olha para sua vida, ele vê culpa ou um coração que busca sinceramente glorificá-lo?

Comentários