PRESENTE DIÁRIO

"O OUTRO"

26 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Jonas 1.1-16
Ao verem isso, os homens adoraram o SENHOR com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos (Jn 1.16).
A história do profeta Jonas é muito contada para crianças, principalmente por causa da parte em que ele vai parar na barriga de um grande peixe. O primeiro capítulo, que fala da tarefa que Deus dá a Jonas (pregar em Nínive) e da tentativa do profeta de fugir disso, realmente prende a atenção. Mas normalmente não se enfatiza que as consequências da decisão de Jonas acabaram afetando outras pessoas, e não somente ele mesmo. Os marinheiros que estavam no navio não conheciam Jonas nem o Deus dele. Ainda assim, sofreram com a ira e o poder do Senhor! Tiveram de passar por uma grande aflição, um temporal imenso, só porque aquele homem que estava ali, dormindo, havia desobedecido ao seu Deus. Provavelmente Jonas nem pensou no que aconteceria se desobedecesse ao Senhor. Talvez tenha imaginado que poderia sair “de fininho”, sem ser percebido, e que tudo ficaria bem. Ninguém precisaria saber da sua desobediência. O problema é que não podemos fugir de Deus. Além disso, quando desobedecemos, não somente nós sofremos, mas muitas vezes trazemos problemas também para outras pessoas.
Felizmente, pela misericórdia de Deus, vemos que, apesar da força da tempestade, os demais homens que estavam no barco acabaram conhecendo o Senhor. Em sua desobediência, Jonas ainda serviu de instrumento para que outros testemunhassem o poder e a graça de Deus. Quando Jonas é jogado no mar, o temporal passa, e aqueles homens que não tinham culpa nenhuma na fuga do profeta agora veem o poder do Deus Criador, e o adoram!
Precisamos refletir bem sobre nossas atitudes e decisões, tendo em mente que, quando escolhemos fugir dos caminhos de Deus, isso afetará também outras pessoas. É muito melhor quando as pessoas entendem o amor de Deus sem passar pelas tempestades da vida, vendo a obediência de seus seguidores e conhecendo o seu poder pelo amor! – ACS

Obediência a Deus demonstra não só amor pelo Senhor, mas também respeito e carinho pelo próximo.

Comentários