PRESENTE DIÁRIO

"FIRMEZA NA FÉ"

25 de outubro de 2018
Leitura Bíblica: Hebreus 3.5-15
Nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio (Hb 3.14b).
Com suas muitas citações do Antigo Testamento, a carta aos Hebreus procura deixar claro que a história de Israel não é algo que ficou no passado, mas se repete hoje na minha e na sua vida. Para alertar acerca dos riscos a que estamos sujeitos na caminhada rumo à vida eterna, o autor recorda a rebeldia de um povo que tinha sido libertado da escravidão no Egito e presenciou muitas façanhas de Deus para sustentá-los e guardá-los no deserto, mas ainda assim se desviou das instruções do Senhor (v.10). Mesmo recebendo tantos presentes, afastou-se do Deus vivo ao manter-se incrédulo (v.12).
A incredulidade é uma realidade comum a todas as pessoas que ainda não ouviram a boa notícia a respeito da vitória de Jesus sobre o pecado (tudo o que nos afasta de Deus), o diabo e a morte. Mas não é a estes que o autor de Hebreus se dirige. Ele fala àqueles que já foram alcançados por esta graça, ou seja, que já ouviram e entenderam que, por crerem em Jesus, são libertos da escravidão de seus próprios desejos e impulsos maus. Infelizmente, nem todas estas pessoas acreditam e vivem de acordo com essa notícia. Para elas, a incredulidade já não é mais mera condição natural, mas decisão consciente de se opor ao Senhor.
Se aquela geração libertada do Egito não pôde entrar na Terra Prometida por causa de sua desobediência e da falta de confiança em Deus, reclamando e duvidando de tudo, por que conosco seria diferente? Acaso a libertação que experimentamos pela fé em Jesus não supera muito a libertação que eles (os israelitas) receberam? Certo é que a quem mais é dado, mais será cobrado (Mc 4.25). E felizes seremos se, entendendo a mensagem do Senhor, não opusermos resistência a ela (v.15), mas ficarmos firmes na fé em Jesus e incentivarmos também as pessoas à nossa volta a fazer o mesmo. – ALS

Cuidado: não existe “crer em Deus” sem “obedecer a ele”.

Comentários