PRESENTE DIÁRIO

"ORGULHO"

15 de dezembro de 2018
Leitura Bíblica: Provérbios 16.18
Guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão (Sl 19.13).
Não creio em “pecados originais”, mas em pecados produzidos por um pecado original. Este frutificou, apresentando-se de diversas formas. Como um estado que se impregnou na existência, produziu ações, pensamentos, omissões e gerou uma tendência que passou a não somente aderir ao ser humano, mas a fazer parte de sua constituição. Não foi assim no Éden, quando o homem se perdeu de Deus? Ele desejou saber tanto quanto Deus e ser igual a ele, desobedecendo à ordem divina e fazendo com que a tendência para o mal fosse registrada nos seus descendentes. Assim, todos já nascem pecadores, e os pecados cometidos são consequência desta natureza pecaminosa.
O texto de hoje fala sobre um pecado em especial: o orgulho. Ser orgulhoso é desejar: ser mais do que se é na realidade; obter poder que não lhe é legítimo; controlar o que não lhe pertence; exterminar o que o denuncia; receber honra que não lhe é devida; ser autônomo acima de qualquer autoridade, modificando o que foi preestabelecido por Deus, criando suas próprias regras e vivendo de acordo com sua vontade; querer conhecer aquilo que o próprio Deus ocultou. Do orgulho podem resultar ódio, mágoa, contendas, vaidade, feitiçaria, assassinatos, roubos, adultério e tantas outras atitudes e sentimentos que desagradam a Deus! Seus produtos são pecados também, porque pecado só pode gerar pecado. E não importa se são grandes, pequenos, manifestos ou sutis. O orgulho é um pecado a ser vencido com a ajuda de Cristo, que morreu em nosso lugar e é o único que pode religar nosso relacionamento com o Pai.
Assim, se você é dominado pelo orgulho ou por outro sentimento que desagrada a Deus, entregue sua vida a Cristo, por meio da fé e do arrependimento, e nenhum pecado terá mais autoridade sobre você! – LFS

Por meio de Cristo, podemos aprender a ser humildes e evitar desagradar a Deus com nossas vidas.

Comentários