PRESENTE DIÁRIO

"CONVITE"

27 de novembro de 2018
Leitura Bíblica: Provérbios 1.10-19
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam (Gl 5.17).No livro de Provérbios, a Sa­bedoria frequentemente se apresenta como uma pessoa, como um professor que dá atenção paternal aos seus alunos, motivo pelo qual também usa tantas vezes a expressão “meu filho”. Só nos dez versículos da leitura de hoje, ela aparece duas vezes (vs.10,15), em um apelo insistente.
Costumamos receber muitos convites, de todos os tipos: por carta ou e-mail, nas redes sociais, impressos ou verbais… O conteúdo também varia: festas de aniversário, casamentos, formaturas, cultos especiais, eventos empresariais e muitos outros. Não há nada de errado neles; normalmente levam a confraternizações entre amigos.
Mas os convites que aparecem no texto bíblico são diferentes e nada recomendáveis. Citam-se aqui pessoas más que chamam para montar armadilhas, destruir pessoas, roubar… No nosso contexto atual, poderíamos acrescentar: usar drogas, beber, desobedecer às autoridades, além de outros tipos de violência, que nem sempre precisa ser física. Diante deles, a Sabedoria insiste: “Não ceda!” (v.10).
No entanto, como resistir à sedução destes maus chamados? Nossa vontade humana deseja aceitá-los. Mas quando o Espírito de Deus habita em alguém, ele luta para fazer a pessoa desistir desse caminho: é isso que expressa o versículo em destaque. Portanto, há sempre duas alternativas: ceder ao que é mau e vai contra o que agrada a Deus ou fazer o bem, opondo-se ao mal.
Caro leitor, toda vez que você estiver diante da oportunidade de escolher entre fazer o bem ou mal, considere que o convite para o mal nunca vem de Deus. Além disso, nem sempre as reais consequências de sua decisão já estarão óbvias. Para não errar, busque a ajuda do Senhor e opte pelo que é certo e bom. Só assim o Espírito de Deus pode encher sua alma de paz. – VS

A Sabedoria apela também a você: não ceda ao mal!

Comentários