PRESENTE DIÁRIO

"IMPULSIVIDADE"

13 de dezembro de 2018
Leitura Bíblica: Juízes 15.1-16
Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho (Pv 19.2).
A impulsividade leva o indivíduo a agir sem que tenha refletido sobre o assunto. E uma ação sem reflexão pode trazer complicações futuras. Quantos não se arrependem profundamente segundos depois do que fizeram! O fato de agir inconsequentemente não significa que as consequências não irão existir.
Se um ato impensado pode causar diversos danos, uma sucessão deles pode levar a situações irreversíveis, como aconteceu no caso de Sansão. Se você não a conhece, vale a pena ler toda a sua história, registrada em Juízes 13 a 16. Sansão foi agindo impulsivamente, sempre baseado em suas emoções, que, aliás, não eram as melhores. Quando sentia raiva, indignação e desejo de vingança, imediatamente reagia – matou muitas pessoas e até animais em decorrência disso. Além disso, era arrogante, pois sabia de sua superioridade com relação à força física e subestimava os seus inimigos – a tal ponto que foi apanhado pela habilidade de uma mulher, que nem mesmo precisou usar força alguma, exceto a da persuasão.
Agir impulsivamente uma ou outra vez pode acontecer com qualquer pessoa, até porque existem circunstâncias na vida que exigem uma resposta imediata, sem tempo hábil para reflexões. Porém, quando alguém nunca pondera ações e reações, o problema não está na situação, mas na personalidade do sujeito, que tem dificuldade de planejar e organizar-se, sendo geralmente imediatista e pouco sóbrio. Ele não consegue lidar com processos, é imaturo e sua vida é um desencadear contínuo de dificuldades e confusões. Da mesma forma que a reflexão sem ação não produz solução, a ação sem reflexão produz problemas. A reflexão, principalmente se for baseada em princípios bíblicos, gera ações equilibradas, o que aumenta as chances de sucesso e diminui o risco de problemas. – LFS

Ação sem reflexão gera problema e confusão.

Comentários