PRESENTE DIÁRIO

"DESAMPARADO"

23 de novembro de 2018
Leitura Bíblica: Marcos 14.43-51
Clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? 
Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mc 15.34, RA)O que é estar desamparado? É ver-se abandonado, só, largado, deixado, repudiado, desprezado. Deve ter sido exatamente assim que Jesus se sentiu. Quando foi preso no Getsêmani, todos os seus discípulos fugiram. Pedro, o único que o acompanhou até o pátio do sumo sacerdote, negou-o três vezes. Depois, Jesus foi julgado e condenado injustamente, e então executado com dois ladrões. Pregado na cruz, sofreu injúrias e zombaria. O povo que antes o aclamava agora estava contra ele. Viu-se abandonado por todos. Por fim, já quase no final da sua agonia, sentiu que até mesmo seu Pai se afastava dele (versículo em destaque). Os pecados de toda a humanidade estavam sobre Jesus, afastando-o de Deus. Será que alguém consegue imaginar tamanho abandono?
Provavelmente você já se sentiu sozinho, desprezado, como se ninguém lhe desse qualquer atenção. Infelizmente, esse tipo de situação acontece. Muitas vezes o abandono é real e, por isso, muito dolorido e angustiante. É difícil lidar com esse desprezo, principalmente quando sabemos que precisamos perdoar, como Jesus também perdoou. Há outros momentos em que o desamparo é imaginado, sem, no entanto, corresponder à verdade. Ter diferenças de opinião, por exemplo, não é a mesma coisa que abandonar, embora a dor possa ser parecida. E ainda pode acontecer de o afastamento do outro ser nossa própria culpa, causado por nossas atitudes, nossa maneira de ser e de falar, de agir e reagir.
Mas uma coisa é certa: independentemente do que sentimos ou do que esteja acontecendo conosco, Deus não nos abandona. Ele jamais nos deixa, mesmo quando nós falhamos. Que nesses momentos possamos seguir o exemplo de vários salmistas, principalmente Davi, que, mesmo quando se sentiam desamparados, no final sempre reafirmavam a sua fé e confiança em Deus. – HK

Não deixe que os seus sentimentos dominem, mas lembre-se: Deus jamais desampara quem confia nele.

Comentários